A mediação nas relações de consumo.

A mediação nas relações de consumo – Lídia Fernandes A Legislação consumerista estreou uma nova perspectiva, estabelecendo um sistema baseado na proteção e defesa do consumidor que influencia as órbitas jurídica, econômica e política, sendo considerado um pilar para as … Continue lendo

PALESTRAS DO I CONGRESSO DA REGIÃO NORDESTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

I CONGRESSO DA REGIÃO NORDESTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E II CONGRESSO BAIANO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: Tema Basilar: as Principais Práticas Abusivas no Mercado de Produtos e Serviços e a Vulnerabilidade do Consumidor na Pós-Modernidade. LINK PARA PALESTRAS: http://tvaovivo.com.br/itau/defesadoconsumidor … Continue lendo

As relações de consumo e o dia a dia dos consumidores.

As relações de consumo e o dia a dia dos consumidores – Juliana do Carmo Dias Silva As relações de consumo são caracterizadas pela presença de um consumidor e de um fornecedor como sujeitos de uma relação jurídica que tem … Continue lendo

Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC e os direitos assegurados ao consumidor.

Serviço de Atendimento ao Cliente-SAC e os direitos assegurados ao consumidor  - Paloma Daniel Bastos No século XXI, com suas vicissitudes e dinamismo, as relações sociais tornaram-se instantâneas, havendo uma otimização na comunicação entre as pessoas. Partindo dessa interação cada … Continue lendo

Parecer – O Uber e a cobrança abusiva da taxa de cancelamento.

PARECER O Uber e a cobrança abusiva da taxa de cancelamento. – Matheus Carneiro Cardoso da Fonseca O Uber caiu nas graças da população e com a crescente popularidade da utilização do aplicativo vieram alguns questionamentos, dentre eles, qual lei … Continue lendo

Parecer – A aplicabilidade do Código de Proteção e Defesa do Consumidor ao UBER.

PARECER A aplicabilidade do Código Proteção e de Defesa do Consumidor ao UBER. – Mariana Pinto do Nascimento Consoante cediço, o imbróglio relativo à utilização do serviços de transporte fornecido pelo UBER decorre da ausência de autorização do Poder Público, … Continue lendo

Lançamento de Coletâneas

A Associação Baiana de Defesa do Consumidor convida todos para o lançamento das coletâneas produzidas em grupos de pesquisa promovidos por esta associação, a saber: 1- Planos de Saúde e Erro Médico: Como o consumidor pode se proteger das práticas … Continue lendo

Seminário: A relevância de Orlando Gomes para a defesa dos interesses sociais

Nos dias 02 e 03 de dezembro a Associação Baiana de Defesa do Consumidor, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, realizou um seminário em homenagem ao grande mestre Orlando Gomes. O evento aconteceu na sala de … Continue lendo

II JORNADA BRASILCON – SALVADOR: CONSUMIDORES HIPERVUNERÁVEIS

EVENTO CONSUMIDORES HIPERVULNERÁVEIS. Prezados, A Associação Baiana de Defesa do Consumidor – ABDECON vem, por meio desta postagem, divulgar a II Jornada Brasilcon – Consumidores Hipervulneráveis, que ocorrerá nos dias 07 e 08 de outubro, na Sala de Congregação da … Continue lendo

O DIREITO DE SER INFORMADO

O Código de Defesa do Consumidor ( Lei 8078/90) coloca, dentre os direitos básicos do consumidor, o direito à informação. Na prática, isso significa dizer que nas mais diversas relações de consumo, o consumidor tem o direito de ser informado … Continue lendo